quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Teoria Clássica - Henri Fayol (1841-1925)

“Não existe nada rígido nem absoluto em matéria administrativa; tudo nela é uma questão de medida. Quase nunca se aplicará o mesmo princípio duas vezes em condições idênticas.”
• Ênfase na estrutura que a organização deveria ter para ser eficiente.
• Abordagem sintética, global e universal da empresa  abordagem anatômica e estrutural
• Proporcionalidade das funções administrativas ao operário interessa excelente capacidade técnica, acima de qualquer outra; ao alto executivo, grande capacida-de administrativa.

Administração e organização :
a) administração é um todo do qual a organização é uma das partes organização como função administrativa
organizar significa constituir uma dupla estrutura : material e humana, no empreendimento.
b)Organização como unidade ou entidade social

 O ensino da administração  ”Todos têm necessidade, em maior ou menor grau, de noções de administração.”
 Lindall F. URWICK  elementos da administração:
a)investigação;
b)previsão;
c) planejamento;
d) organização;
e) coordenação;
f) comando;
g) controle.

 Luther GULICK  elementos da administração :
a) planejamento (planning);
b) organização (organizing);
c) assessoria(staffing);
d)direção(directing);
e)coordenação (coordinating);
f) informação (reporting);
g) orçamento (budgeting)

PRINCÍPIOS GERAIS DE ADMINISTRAÇÃO PARA FAYOL
1º Divisão do trabalho  especialização das tarefas e das pessoas visando aumentar o rendimento. “Produzir mais e melhor, com o menor esforço.”
2º Autoridade e responsabilidade  direito de mandar e ter o poder de ser obedecido. A responsabilidade é uma conseqüência da autoridade.
3º Disciplina  obediência, assiduidade, comportamento e respeito às convenções estabelecidas entre a empresa e seus agentes.
4º Unidade de comando  o empregado deve receber ordens de somente um chefe
5º Unidade de direção  um só chefe e um só programa para cada grupo de atividades que tenham o mesmo objetivo;
6º Subordinação do interesse particular ao interesse geral  os interesses de uma pessoa ou de um grupo de pessoas não devem prevalecer sobre os da empresa.
7º Remuneração do pessoal  prêmio sobre o serviço prestado; deve ser justa, satisfazendo simultaneamente empregador e empregado.
8º Centralização  convergência da autoridade na direção da empresa;
9º Hierarquia  (ou cadeia escalar) linha de autoridade do escalão mais alto ao mais baixo, dos chefes aos subordinados.
10º Ordem  um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. Ordem material e humana.
11º Eqüidade  resultante da combinação da benevolência com a justiça, para obter a boa vontade e dedicação do pessoal.
12º Estabilidade a permanência no cargo favorece o bom desempenho, a rotação de pessoal é prejudicial para a eficiência da organização.
13º Iniciativa a liberdade de conceber e assegurar o sucesso de um plano gera satisfação e deve ser estimulada.
14º União do pessoal  o espírito de equipe, a harmonia e união do pessoal são essenciais para o bom funcionamento da empresa.

ELEMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO PARA FAYOL
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
Administrar é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.
• prever : visualizar o futuro e traçar o programa de ação;
• organizar : constituir o duplo organismo material e social da empresa;
• comandar : dirigir e orientar o pessoal;
• coordenar : ligar, unir, harmonizar todos os atos e esforços coletivos;
• controlar : verificar que tudo corra de acordo com o estabelecido.


“ A administração não é nem privilégio exclusivo, nem encargo pessoal do chefe ou dos dirigentes da empresa; é uma função que se reparte, como as outras funções essenciais, entre a cabeça e os membros do corpo social.”
( FAYOL, Henri. Administração industrial e geral. São Paulo: Edit. Atlas, 1981, p. 26.)

Qualidades de um administrador
“A cada grupo de operações, ou função essencial, corresponde uma capacidade especial. Existem a capacidade técnica, a capacidade comercial, a capacidade financeira, a capacidade administrativa, etc.”
• qualidades físicas; qualidades intelectuais; qualidades morais; cultura geral; conhecimentos especiais; experiência.

Críticas à Teoria Clássica - Fayol
(segundo CHIAVENATO)
  •  abordagem simplificada da organização formal;
  •  ausência de trabalhos experimentais;
  •  extremo racionalismo na concepção da administração
  •  teoria da máquina;
  •  abordagem incompleta;
  •  abordagem incompleta da organização.

“Até FAYOL, o problema da administração se concentrava nas indústrias e usinas, com a preocupação pela produtividade. FAYOL levou a administração do nível da oficina para o da direção geral da empresa, considerada na sua totalidade.
A principal contribuição de FAYOL ao pensamento administrativo foi mostrar como um processo administrativo complexo pode ser separado em áreas interdependentes de responsabilidades ou de funções.” (SILVA, Reinaldo. Teorias da Administração, 2002. p. 153.)

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